Cafeína x aumento de desempenho (de atividades físicas)

cafeína

 

 

Vivemos em uma realidade na qual o fazer cada vez mais é supervalorizado. As rotinas são corridas, é preciso saber conciliar a vida profissional com a pessoal, que cada vez mais se entrelaçam. Fazer um bom trabalho e ainda ser uma boa mãe, pai, filho e filha, amigos e irmãos. Além disso, é preciso tempo para realizar atividades físicas e praticar os hobbies. Tudo isso dentro de 24 horas.

Não é de estranhar que as pessoas busquem métodos para conseguirem conciliar suas atividades de forma que entreguem seu melhor em cada uma delas.

E é aí que entram suplementos alimentares capazes de estimular o corpo de forma que ele passe a “aguentar mais o tranco”. E, atualmente, a cafeína está em foco e é uma das mais queridas suplementações para melhorar seu desempenho, seja nas atividades físicas ou nas atividades do cotidiano.

 

O que é cafeína?

A cafeína nada mais é do que a substância psicoativa mais consumida mundialmente. É um estimulante natural, ou seja, é encontrado naturalmente em alguns alimentos como o café, alguns chás, cacau, em sementes e até mesmo em algumas folhas de certas plantas.

Uma vez no corpo humano, a cafeína estimula o nosso cérebro e sistema nervoso central, nos deixando em alerta e aliviando os sintomas de cansaço.

 

Como a cafeína atua no metabolismo?

A cafeína atua no metabolismo por meio do sistema nervoso central, uma vez que aumenta a liberação de neurotransmissores, substâncias que conduzem, como o próprio nome sugere, informações entre os neurônios. Assim, os neurotransmissores podem ser chamados de mensageiros capazes de estimularem impulsos e reações no corpo humano. Estão fortemente relacionados ao nosso humor, atração, sono, sensações de prazer e etc.
No caso da cafeína, uma vez que ela é ingerida, ela é rapidamente absorvida do intestino para a corrente sanguínea. Fazendo com que a pessoa tenha um pico de concentração de cafeína variando de 30 minutos até duas horas, dependendo do modo de ingestão e também de cada corpo.

A cafeína atua bloqueando os efeitos de um neurotransmissor que faz com o que o cérebro se sinta relaxado e assim, fazendo com que a pessoa se sinta cansada. Esse neurotransmissor é chamado de adenosina e seu nível no corpo humano vai aumentando de acordo com o passar das horas naturalmente, fazendo com que nos sentimos mais sonolentos e cansados.

A partir do momento em que a cafeína entra na corrente sanguínea, ela bloqueia os efeitos da adenosina e ainda pode aumentar os níveis de adrenalina e dopamina.

Alguns pontos relevantes que impactam em como a cafeína atua no corpo humano:
-Quantidade ingerida;
-Modo de ingestão;
-Características próprias de cada pessoa na metabolização da substância.


Sim, a cafeína é capaz de melhorar o desempenho do exercício e a performance física. Como dito anteriormente, a cafeína é capaz de impactar no aumento de adrenalina e quando a associamos aos esportes, isso tende a ser bastante benéfico. De forma geral, a ingestão de cafeína antes de praticar atividades físicas aumenta a resistência física da pessoa e os níveis de energia, fazendo com que a performance seja melhor.

Além disso, a substância também é capaz de melhorar as contrações musculares devido a mobilização de cálcio nos músculos e ainda diminuir a fadiga, fazendo com os treinos se tornem “mais fáceis” já que a pessoa acaba diminuindo o esforço investido no exercício.

Não à toa, os suplementos à base de cafeína tem tomado cada vez mais o mercado. Essas “formas alternativas”, que, aos poucos, tem deixado de ser tão alternativas assim, justamente com a ingestão de bebidas energéticas e suplementos pré-treino de fato demonstram melhorar o desempenho, ainda mais quando a atividade a ser praticada são aeróbicas.

A ingestão da cafeína pode ser feita em dois momentos: antes da atividade física ou durante. O mais comum é ingerir a cafeína, seja em bebida, suplemento, gel e etc., uma hora antes de se exercitar. Contudo, quando trata-se de esportes de alta performance e exercícios de longa duração, a cafeína é mais benéfica quando ingerida durante a atividade.

 

Atenção:

Antes de sair consumindo cafeína antes de atividades físicas, é importante passar por uma avaliação médica ou nutricional. Isso porque existe uma dosagem ideal de ingestão de cafeína. Nos esportes, por exemplo a cafeína tem poder de aumentar a performance quando usada em doses moderadas, variando de 3 até 6 mg por kg de massa corporal.


Dica Mezzo:

Visando o aumento de performance nos seus treinos, ou atividades que exigem  grande esforço mental, a Mezzo lançou um novo produto de cafeína em cápsulas a Innutri Caffeine Power que tem duração no seu organismo de até 6h após ingerido.

Recomendamos para você

Innutri Caffeine Power