![](https://blog.mezzonutrition.com.br/wp-content/uploads/2023/02/alimento-1-1024x680.jpg)
O processo de emagrecimento muitas vezes é pautado por uma relação não saudável entre a pessoa que busca o emagrecimento e as atitudes que ela “precisa” ter para que o emagrecimento de fato aconteça. Isso se dá pela crença enraizada que tomou conta da maior parte da população: emagrecer é desafiador, chato, difícil e ainda nem sempre se concretiza. Por isso, quando falamos em emagrecimento, é preciso ressignificar essa palavra, para que, inclusive, o processo se torne mais leve e prazeroso – e por isso, mais fácil.
Dividimos o processo de emagrecimento em torno de 5 pilares principais que são capazes de impactar diretamente a vida daqueles que se propõem olhar para estes pilares de forma conjunta e consistente. Afinal, o resultado saudável e duradouro do emagrecimento vem das ações que fazemos diariamente – e não daqueles que fazemos de vez em quando.
5 Pilares para um emagrecimento saudável
1-Alimentação
Sim, precisamos chover no molhado. Não existe processo de emagrecimento saudável que não passe por uma alimentação saudável e equilibrada. Claro, existem pessoas que por questões genéticas conseguem manter um aspecto de corpo magro mesmo não tendo uma alimentação equilibrada, mas, muitas vezes, essas pessoas não são tão saudáveis quanto poderiam ser. Uma alimentação equilibrada está mais relacionada com um estilo de vida com mais energia e saúde do que questões estéticas. Contudo, claro que uma coisa está diretamente ligada a outra. A alimentação saudável e equilibrada traz mais saúde para as pessoas – e consequentemente, emagrecimento.
Optar por alimentos mais frescos e que saem diretamente da terra é um bom jeito de começar. O simples fato de diminuir a ingestão de alimentos industrializados, frituras, farinhas brancas e glúten já impacta diretamente na saúde e disposição das pessoas – afetando positivamente os treinos e a rotina de trabalho. Uma vez que esse corte vira um hábito, o emagrecimento também é uma consequência – já que o organismo se torna mais limpo e menos inflamado. Uma outra prática bastante positiva nesses cenários é utilizar mais azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de linhaça e também óleo de abacate nos preparos das refeições. Esses óleos, juntamente de frutas, legumes e oleaginosas são ricas fontes de fibras e minerais, além de serem alimentos antioxidantes.
Além de optar por uma alimentação mais limpa, um emagrecimento saudável também considera o tempo envolvido em cada refeição. Veja bem, comer rapidamente um fast food é muito diferente de sentar para comer uma refeição preparada com alimentos saudáveis e naturais, na qual você ainda consegue prestar atenção naquilo que está ingerindo e em como seu corpo está reagindo àquilo. Por isso, por mais utópico que possa parecer, o processo de emagrecimento saudável envolve o hábito de comer mais devagar – e se possível, de forma consciente.
Por último e não menos importante, a ingestão de água também faz parte do processo saudável de emagrecimento. A água permite que o nosso corpo funcione de forma mais limpa e melhor. Os benefícios de tomar pelo menos 3l de água por dia envolvem melhorias na digestão, na saúde cardíaca, no equilíbrio da temperatura corporal e ainda permite que o cérebro desempenha melhor. Além disso, tomar um copo de água antes das refeições traz a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos, e ajudando, assim, no processo de emagrecimento.
![](https://blog.mezzonutrition.com.br/wp-content/uploads/2023/02/alimento2-768x512.jpg)
2-Atividade Física
O segundo pilar para um emagrecimento saudável e consistente anda de mãos dadas com o primeiro. A prática adequada de atividade física não atua somente como manutenção da perda de peso, mas é peça fundamental na adequação da gordura corporal. Isso significa que a atividade física, assim como a escolha por alimentos naturais, deve ser algo constante e rotineiro na vida de quem busca por emagrecimento saudável. A prática regular destas atividades, além dos benefícios na questão do aumento de massa magra e perda de peso, também é capaz de prevenir o aparecimento de doenças. Também é sabido que a combinação de exercícios aeróbicos e de resistência, quando combinados, contribuem para a síntese de proteína muscular, o que faz com que a pessoa mantenha a massa magra mesmo durante o processo de emagrecimento.
![](https://blog.mezzonutrition.com.br/wp-content/uploads/2023/02/alimento3-768x512.jpg)
3-Sono
Não existe uma vida saudável que não inclua uma boa noite de sono. Então, o terceiro pilar para um emagrecimento saudável é: tenha uma boa noite de sono. Isso significa que a qualidade do sono impacta no funcionamento do organismo – e consequentemente, no processo de emagrecimento. Uma noite bem domina implica em boa manutenção dos níveis de hormônio no corpo – que estão fortemente relacionados à saciedade e também à fome. Além disso, os níveis de cortisol também são equilibrados durante o sono. Veja bem, uma pessoa com o nível alto de cortisol está mais estressada e, por tabela, mais propensa a comer mais e ter mais dificuldade na perda de gordura corporal.
Os adultos precisam, em média, de 7 a 9 horas de sono por noite. Essa variação acontece pois cada indivíduo tem necessidades diferentes. Entender a qualidade do seu sono e saber se ele está sendo regenerador o suficiente é fundamental ao longo do processo de uma vida e emagrecimento saudável.
4-Estresse e saúde mental
Como estamos dizendo ao longo deste artigo, um emagrecimento saudável está fortemente relacionado a um estilo de vida saudável. E um estilo de vida, para ser saudável e trazer os resultados esperados, passa por uma questão delicada e que tem se tornado cada vez mais popular e debatida nas rodas de conversas: o estresse e a saúde mental. Não existe vida saudável em que a pessoa não tenha controle do seu nível de estresse e não tenha conhecimento de sua saúde mental.
O assunto se tornou mais debatido por conta da pandemia da Covid-19. As empresas, inclusive, passaram a olhar de forma diferente para seus colaboradores e o assunto passou a ser tratado como um grande problema. Burnouts, escolhas de alimentos pela emoção (afinal, quem nunca comeu aquela junk food porque o dia foi estressante e você “merece”?), queda na performance do trabalho, falta de energia para lidar com as atividades do cotidiano. Tudo isso está atrelado a saúde mental e o nível de estresse no corpo. Em termos técnicos, o estresse aumenta o nível de cortisol no corpo, hormônio que reduz a queima de calorias e ainda interfere diretamente no controle do apetite, além de multiplicar as células corporais.
Como dito anteriormente, a escolha de atividades físicas que também geram prazer para a pessoa são escolhas fundamentais justamente por isso. Além de cuidar do corpo, ela está cuidando da mente. E uma coisa anda de mão dada com a outra. Diminuir o nível de estresse do corpo e trabalhar a saúde mental inclui fazer um pouco daquilo que gosta, como ler, dançar, desenhar, pintar, também é preciso passar tempo de qualidade com família e amigos. A vida social não só evita picos de estresse, como também aumenta o nível de serotonina – hormônio do bem estar e também capaz de controlar mais a compulsão alimentar.
5-Acompanhamento profissional
O quinto e último pilar é algo que está sendo dito entre linhas ao longo deste texto. É preciso ter um acompanhamento profissional para alcançar os resultados desejados. Se cuidar com afinco de todos os pilares ao mesmo tempo ainda não é possível, escolha um e comece por ele. Vá ao médico, entenda as necessidade do seu corpo e comece a colocar em prática tudo o que precisa ser feito. A mudança mais drástica em um dos pilares consequentemente vai afetar todos os outros – de forma positiva.
Então, se você está no processo de busca por um emagrecimento saudável, tenha em mente que essa é uma decisão de mudança de estilo de vida e que precisa de ação, movimento e também dedicação. São os profissionais que vão indicar a melhor suplementação alimentar e outros produtos que podem potencializar sua rotina de alta performance. Aqui na mezzo nós temos alguns deles, afinal, a sua conquista também é a nossa!