Passar um período de 14h sem comer emagrece? Sim. Esse tratamento pode ser feito sem a ajuda de um nutricionista? Não. Para essa e demais dúvidas, hoje vamos explicar um pouco mais sobre o que é o jejum intermitente e o porquê esse processo precisa de orientação médica.
O que é Jejum intermitente?
Consideramos “estar em jejum”, quando uma pessoa passa um período de mais de 4 horas sem se alimentar, seja por prescrição médica devido a exames ou pela correria do dia a dia. Porém, o jejum intermitente é quando esse período se estende para mais de 14h, tem uma certa sequência e é acompanhado por um plano de emagrecimento com auxílio profissional.
Por que o jejum intermitente emagrece?
O primeiro ponto é que, o fato de não ingerir calorias durante o período do jejum, já é um grande avanço para o emagrecimento. O outro ponto é que, nesse mesmo período em que não há consumo calórico, os níveis de insulina no sangue diminuem, estimulando o organismo a usar suas reservas de açúcar e gordura para fornecer energia ao corpo, e por isso há emagrecimento.
Rotina de jejum intermitente
Devemos ressaltar que este não é um passo a passo de como você deve fazer o jejum. Vamos falar um pouco mais sobre essa rotina para que você entenda como ela funciona, os resultados e quais são as suas variações.
Variações do jejum intermitente:
- Jejum intermitente 14h: representa ficar um período de 14h sem ingerir comida sólida, apenas água, suco, chás, etc. E, no intervalo das outras 10h, comer alimentos de baixo teor calórico. Normalmente, as pessoas escolhem comer entre as 9 e 19, e ficar sem comer o restante das 24h.
- Jejum intermitente 16h: É o mais comum, o jejum é feito por 16 horas e o consumo de calorias sólidas é limitado a 8 horas do dia. Isso permite que a “janela” de alimentação seja menor e, assim, a ingestão calórica também diminui.
- Jejum intermitente 20h: A famosa dieta do guerreiro é um pouco diferente. Durante o jejum de 20 horas, é permitido quantidades mínimas de produtos lácteos não gordurosos como o queijo de minas, ovos cozidos, frutas e vegetais crus. Além, claro, de muitos líquidos não calóricos. Mas lembrando, quantidades mínimas mesmo!
- Jejum intermitente 24h: representa um dia inteirinho em jejum que pode ser feito de 2 a 3 vezes na semana. Ele pode causar um enorme déficit calórico em nosso organismo capaz de acelerar em muitas vezes o processo de emagrecimento.
- Jejum intermitente 5:2: Significa ingerir calorias normalmente durante 5 dias e fazer o jejum (reduzir a dieta para cerca de 500 calorias por dia) nos outros 2. Porém, os dois dias não podem ser consecutivos, devendo haver pelo menos 24h entre eles, como em uma terça e quinta.
Quais são os benefícios do jejum intermitente para a saúde?
Vários estudos já revelaram que além de promover o déficit calórico e aumentar a queima de gordura corporal, o que ajuda a emagrecer, essa dieta tem muitos benefícios para a saúde.
Previne a pressão alta:
O jejum estimula a atividade do sistema nervoso que desaceleram órgãos como o intestino, coração e artérias, resultando assim, na redução do ritmo cardíaco e da pressão arterial.
Prevenir a diabetes tipo 2:
Ele atua na regulação dos índices glicêmicos do sangue, o que é fundamental para a prevenção da diabetes tipo 2. Se o nível de açúcar no sangue aumenta quando comemos, naturalmente, diminui quando jejuamos. Para impedir que esses níveis fiquem muito baixos, o corpo produz sua própria glicose.
Diminuir o risco de doenças do coração:
Ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, derrame e aterosclerose. Isso porque previne a formação de placas de gordura no sangue.
Regular os níveis de colesterol e triglicerídeos:
Devido a carência de açúcar e gordura, ele melhora e ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Principais erros cometidos por quem pratica o Jejum
Combinar o jejum com uma dieta restritiva
Respeitar o corpo é a principal ferramenta para mantê-lo saudável. Por não entender isso, algumas pessoas não conseguem ter resultados com o jejum. Por exemplo, na ansiedade em emagrecer, além do jejum, adotam também mudanças drásticas na alimentação, como o “low carb”. Isso a deixará mal humorada, estressada e sem energia, por isso não conseguirá manter esse regime alimentar por muito tempo.
Exagerar na alimentação
Por outro lado, há quem extrapole quando a janela do jejum fecha. Todo esse excesso de calorias pode colocar o sacrifício feito no jejum intermitente em risco, além de ser gatilho para a compulsão alimentar.
Isto é, nossos ancestrais primitivos viviam da caça e não tinham uma rotina de alimentação. Comiam quando conseguiam e isso podia ter intervalo de dias. Então, herdamos um comportamento do organismo que se adaptou em economizar energia, pois não sabia quando se alimentaria de novo.
Por isso, quando passamos muito tempo sem comer, nosso metabolismo desacelera e as calorias são estocadas em forma de gordura. Por isso, o segredo é não extrapolar em calorias e dar mais lugar para fibras e outras vitaminas em vez do carboidrato. Mas, não cortá-lo 100%.
Não praticar atividade física
Como mencionamos, por causa desse estoque de gordura do organismo, o nosso metabolismo fica desacelerado e tenta guardar toda a caloria que recebemos. Por isso, para que ela seja queimada, praticar atividade física é fundamental para que não haja o efeito rebote.
E o mais importante, sempre ingerir bastante água! Isso é necessário para manter os níveis de hidratação do corpo, facilitar a perda de peso e a eliminação de toxinas. Praticar atividades físicas estimulará mais ainda o nosso corpo a se manter hidratado.
O melhor Inibidor de apetite que te auxiliará no jejum intermitente:
Principalmente no começo da dieta, passar horas sem comer pode ser muito difícil. Por isso, nós te daremos uma dica de um inibidor de apetite milagroso que potencializará os seus resultados.
Recomendamos para você
Innibi Innutri
Um suplemento natural em cápsulas que atua no gerenciamento de peso. Isso porque ele ajuda no controle do apetite e de hábitos alimentares compulsivos. Através de uma fórmula equilibrada, rica em fibras e sais minerais, possui ainda