A acne é uma condição de pele comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Ela ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos com óleo e células mortas. Isso pode levar ao surgimento de cravos, espinhas e lesões na pele.
Existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da acne, incluindo hormônios, genética, estresse, uso de certos medicamentos e produtos de cuidados com a pele, e dieta.
Muitas pessoas acreditam que o consumo de açúcar aumenta a probabilidade de ter espinhas, mas será que isso é verdade?
Como a acne é formada?
É importante entender que a acne é causada pelo excesso de sebo na pele, o que leva à obstrução dos poros e beneficia o crescimento de bactérias.
Alguns estudos sugerem que alimentos com alto índice glicêmico e produtos lácteos podem estar associados a um maior risco de desenvolvimento da acne. Além disso, uma dieta pobre em nutrientes pode afetar a saúde da pele e aumentar a probabilidade de desenvolvimento de acne.
Isso ocorre porque alimentos com altos índices glicêmicos podem aumentar a produção de insulina no corpo, que por sua vez, pode levar ao aumento da produção de sebo. Além disso, esses alimentos também podem desencadear uma resposta inflamatória no corpo e agravar a acne.
Quais são os alimentos com altos índices glicêmicos que devemos evitar?
Devemos evitar açúcares refinados, doces, refrigerantes, pães brancos e batatas fritas. É importante notar que nem todos os alimentos com alto teor de açúcar têm alto índice glicêmico.
Além disso, nem todas as pessoas que consomem alimentos com altos índices glicêmicos desenvolvem acne. Cada pessoa é única e pode ter diferentes fatores que contribuem para a acne.
Mitos da acne
Apesar de ser uma das condições de pele mais difundidas, a acne também é uma das menos compreendidas. Existem muitos mitos e equívocos sobre isso.
Espremer cravos e espinhas é a melhor maneira de se livrar da acne
Isso na verdade pode piorar os sintomas e deixar cicatrizes.
Banhos de sol e lâmpadas solares ajudam a melhorar os sintomas da acne
Não há evidências conclusivas de que a exposição prolongada à luz solar ou o uso de solários ou lâmpadas solares possam melhorar a acne.
Muitos medicamentos usados para tratar a acne podem tornar a pele mais sensível à luz, de modo que a exposição pode causar danos dolorosos à pele e também aumentar o risco de câncer.
A acne é infecciosa
Essa informação é falsa. Não existe nenhum estudo que confirme que ela pode ser transmitida para outras pessoas.
Acne e creme dental
Uma alegação encontrada em muitos sites é que a pasta de dente pode secar manchas individuais.
Embora a pasta de dente contenha substâncias antibacterianas, ela também contém substâncias que podem irritar e danificar a pele. Usar creme dental dessa maneira não é recomendado.
Existem tratamentos muito mais eficazes e seguros, como o nosso Sabonete Antiacne Acnediol Mezzo, ideal para peles oleosas com tendência a acne.
A pele de cada pessoa é única.
Caso você esteja sofrendo com isso, é importante conversar com um dermatologista para determinar as melhores opções de tratamento para você, e quais são as possíveis causas.
O tratamento para a acne pode incluir produtos tópicos (como cremes e géis), medicamentos orais (como antibióticos e isotretinoína), procedimentos médicos (como peelings químicos e terapia com luz) e mudanças no estilo de vida (como dieta e exercícios físicos). O tratamento escolhido dependerá da gravidade e tipo de acne de cada indivíduo e deve ser orientado por um dermatologista.
Se você tem problemas de acne, mesmo com uma alimentação saudável e se hidratando, experimente outras formas de combatê-las. Uma boa opção é o gel de limpeza facial Mezzo, que atua removendo completamente as impurezas e o sebo da pele, eliminando as bactérias responsáveis pela acne.
Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você. Lembre-se sempre de procurar um profissional da saúde para obter orientação sobre a acne e outras questões relacionadas à pele.