![](https://blog.mezzonutrition.com.br/wp-content/uploads/2022/10/transtorno-alimentar-o-que.jpg)
Qual é a sua relação com a comida? Por que você come? Você pode controlar a sua saciedade ou usa a comida como uma válvula de escape? Essas são as primeiras perguntas que uma pessoa deve se fazer para considerar um quadro de transtorno alimentar. Vamos falar um pouco sobre isso?
Vários motivos podem levar uma pessoa a desenvolver esse distúrbio, na maioria das vezes, está relacionado a ansiedade, efeito rebote de uma dieta muito restritiva, ou quando uma está muito envolvida com padrões estéticos. Para que você possa identificar um possível transtorno alimentar, iremos te explicar os tipos e sintomas deste distúrbio.
O que é transtorno alimentar?
Transtornos alimentares, ou TA, é como chamamos distúrbios mentais em que uma pessoa tem dificuldades de relação com sua alimentação, devido sua percepção com o próprio corpo. Diferente do que muitos pensam, ela pode ser desenvolvida em qualquer idade, gênero ou classe social. Se não diagnosticada e tratada, pode gerar doenças ainda mais graves.
Por isso, é sempre bom se observar, e também olhar com mais carinho a quem está à nossa volta, pois os sintomas são bem silenciosos e discretos. Quando perceber comportamentos exagerados de recusa alimentar, alimentação excessiva em períodos curtos ou a provocação de vômitos, saiba que essas práticas precisam ser tratadas e observadas por especialistas pois são de altos índices de mortalidade, segundo a OMS.
Os principais tipos de transtornos alimentares:
Anorexia
Pessoas com esse transtorno possuem um medo intenso de engordar, apresentam comportamento alimentar restritivo, e mesmo comendo muito pouco, buscam formas de gastar as calorias com exercícios físicos, fazendo uso de automedicação ou tomando diuréticos.
Geralmente, mesmo que o espelho mostre uma aparência clara da magreza excessiva, esse transtorno faz com que o indivíduo se veja com sobrepeso e continue na busca pela magreza ideal. Como resultado, as pessoas que praticam podem apresentar baixas na imunidade, enfraquecimento dos músculos e dos ossos, interrupção da menstruação, arritmia cardíaca e convulsões
Bulimia
A bulimia é como chamamos um episódio de consumo excessivo de alimentos, que resulta em sentimentos de culpa e medo do ganho de peso, e por isso, as pessoas provocam o vómito ou fazem uso de laxantes para minimizar os efeitos e fazer com que não ganhem as calorias extras.
Esse comportamento a longo prazo, resulta em desnutrição, pode-se observar queda de cabelo, unhas fracas e falta de disposição. Nos quadros mais avançados, desidratação com desequilíbrio eletrolítico, perda de dentes, osteopenia e osteoporose, alterações cardíacas.
Compulsão Alimentar
É um descontrole que resulta na ingestão exagerada de alimentos, mesmo sem a presença de fome, e por isso, comem alimentos em grandes quantidades em um curto espaço de tempo.
Geralmente esses alimentos são hipercalóricos pois, a maioria das pessoas que possuem esse transtorno, tem uma relação de recompensa com a comida. Por exemplo, sabemos que ingerir muita caloria dá uma sensação de recompensa e prazer, por isso, se estiverem passando por maus momentos, exagerar na alimentação não saudável trará a sensação de bem estar.
Como é feito o tratamento de transtorno alimentar?
É sempre bom lembrar que, pessoas que apresentam transtornos alimentares se sentem envergonhadas e são incapazes de admitir o problema com os hábitos de alimentação. Também, acreditam que são capazes de vencer o transtorno sozinhas “quando eu quiser, eu paro”, e tem aquelas que não enxergam o transtorno como uma doença, pois consideram seus hábitos “úteis”.
Por isso, os tratamentos costumam acontecer em equipe, além do apoio e atenção da família, o paciente contará com um acompanhamento de nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e clínicos generalistas. O processo de tratamento pode mudar de acordo com o transtorno, mas de forma geral pode incluir reeducação alimentar, medicação e terapia.
Conselhos Mezzo Nutrition
![](https://blog.mezzonutrition.com.br/wp-content/uploads/2022/10/o-que-e-transtorno-alimentar.jpg)
Se você é uma pessoa que apresenta alguns desses sintomas que apontamos, saiba que podemos te ajudar no que diz respeito à nutrição. Além de outros post que te ajudarão a se alimentar melhor, também temos uma página de receitas saudáveis que te ajudarão a melhorar sua relação com a comida.
Lembre-se também que estar com a autoestima em dia te ajudará nesse processo, por isso, os conselhos que podemos te dar é:
- Não se sinta culpado, você não pediu por essa essa situação
- Não se compare com os outros, cada corpo é um corpo e o seu é especial
- A saúde sempre deve vir antes que a sua imagem
- Esteja rodeado de pessoas que querem o seu bem
- Monte uma rotina de autocuidado, incluindo alimentação, exercícios físicos, e tarefas que aumentem sua autoestima.
- Se conheça, identifique o gatilho que desperta o seu transtorno e procure um profissional que melhor te ajudará.